segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Desafio

Anabark, Noite de Chuva e Luz (FEV07)

Entre o vidro e a luz que encaminhava a noite havia gotas de chuva. Sempre a mesma coisa, pensava eu, sem saber muito bem porquê. Nunca é a mesma coisa, não verdadeiramente. As pessoas não são coisas e o tempo não se repete. Logo nunca é a mesma coisa, ainda que a história nos possa parecer semelhante. Eu estou no mesmo sítio, entre o vidro e a luz do caminho em frente, como as gotas da chuva iluminadas que deslizam pela superfície transparente. Já pensei muitas vezes e nas viagens que faço entre o cá e o lá, não saio do mesmo sítio. Sempre a mesma coisa isto que sinto. E oiço vozes que dizem o meu nome como o único nome no mundo, com veludo na voz e um querer genuíno. Oiço com atenção e quando respondo deixo falar o coração sem disfarçar o que sente - a mesma coisa de ontem, do dia anterior também e de há muitos meses atrás. E desculpo-me por isso, mas mentir sobre o que sinto, não minto. Alguém me diz: 'you are perfect the way you are', enquanto me fixo no azul dos olhos que me tentam encontrar. Rio-me para dentro - não, ninguém é perfeito, só talvez as gotas de chuva, livres e cheias de luz da noite.

19 comentários:

Anónimo disse...

Poderíamos até mentir da boca para fora, mas somos incapazes de nos mentir...
Então, para quê então mentir? Para quê “tentar tapar o sol com a peneira”?
Há-de vir o um dia em que o cansaço de insistir em coisa nenhuma te levará a viajar para outros sítios, mesmo que no mesmo espaço de sempre.
Estás muito melancólica piquena. Vamos lá levantar os olhos e secar que a chuva de ontem que quase nos afogava.
Bjo

Always disse...

SK,

Mentir da boca para fora seria demasiado fácil, mas sou incapaz de mentir-ME nem vejo nenhume felicidade nisso.

Sim, tens razão, o vazio e o cansaço de insitir no nada vão acabar por quebrar a minha resistência e obrigar-me a mexer-me noutra 'direcção'. Logo se vê...

Queres que eu esteja alegre e sorridente a uma segunda-feira?! Não me parece...

Um bom dia para ti. :)

Bjo

(' ') disse...

Os dos X-Files diziam: "the truth is outside".É mentira.
E, olha, tb tenho a mania de não ser mentirosa...


Boa semana.

P.S. E o concerto valeu?

Always disse...

LOL...
Nos «X-Files» nunca descobriram a verdade. O Mulder e Scully são uns pobres de espírito é o que é!

Deixei-te uma nota sobre o concerto no teu «suckmy...» à bocadinho... LOL. Foi fantástico, tudo o que eu estava à espera! Apetece-me ir hoje outra vez, se não fossem os 30 euros do bilhete.

Um bom dia também para ti. :)

Bjo

Always disse...

PS - Gosto da mania que tens de não ser mentirosa! :)

wind disse...

Logo na 1ª frase do texto fiquei presa:poesia pura!
Depois li uma corrente de poesia até ao fim:)
Sobre o conteúdo, penso que não vale a pena bater mais no ceguinho, como se costuma dizer, tu hás-de-te libertar, porque só assim poderás viver, senão vegetas:)
A foto está espectacular;-)
beijos

whitesatin disse...

E á luz do dia, as coisas continuam iguais?
O cansaço acabará por vencer. O Tempo será um bom companheiro de viagem. Mas, como a Isobel disse: "(..)também é verdade que, em certa medida, ficamos relativamente incapacitadas para gostar plenamente de outras pessoas (em termos amorosos). Porque simplesmente o coração não se esvazia por ordem da razão.(...)". E nem o tempo conseguirá apagar as cicatrizes. Essas estarão sempre lá para nos lembrar e não nos deixar mentir.

Bjs

Always disse...

Wind,

Ao menos sempre me lês com poesia, isso já me deixa animada! :)

Quanto ao resto, não sei esvaziar-me de sentimentos fortes. Sou intensa e casmurra no que sinto, para mal dos meus pecados.

Bjo

Always disse...

Whitesatin,

À luz do dia os sentimentos são mais claros ainda. Como escrevi anteriormente, não se esvazia uma imensa piscina de sentimento sem mais nem menos...

nem o tempo conseguirá apagar as cicatrizes. Essas estarão sempre lá para nos lembrar e não nos deixar mentir.

Dizes bem. Mentir-me não posso! 'Amar' não é simplesmente 'gostar', é mais, muito mais. Quanto a isso não tenho dúvidas e ainda bem que não tenho, só prova que tenho maturidade emocional. lol...

Bjo.

PS - Respondo ao teu email mais logo

Narcisa disse...

As mentiras. Já menti sempre na ilusão que o que dizia era a verdade. Mentir-me... por vezes aconteceu, por razões de sobrevivência.


Beijo

Always disse...

Narcisa,

Sê bem-vinda! :)

Às vezes a verdade é uma ilusão em que queremos muito acreditar como verdade indiscutível. O custo da ilusão é a infelicidade continuada, a frustração e, no limite, um beco sem saída.

Todos nós mentimos por questões de sobrevivência (ou pelo menos, quero acreditar que sim, senão seria pura preversidade...). Mas há um ponto em que temos obrigação de descernir algo mais, que é respeito próprio que nos devemos e, nesse momento, torna-se fundamental que sejamos verdadeiros para nós mesmos.

Não sei viver mentindo-ME, respeito-me demasiado para deixar isso acontecer. Seria profundamente infeliz como pessoa se vivesse uma mentira em mim mesma.

Todas as verdades que não são completamente verdade mas apenas 'aquilo-que-nos-convém-acreditar como-verdade-única-possível' caem por terra mais tarde ou mais cedo e, às vezes, é demasiado tarde para recuperar dos danos causados interiormente.

Bjo

Angell disse...

O passado teima em ser presente; mas não adianta pensar assim. Quando um amor finda; deveriamos tirar ensinamentos; lembrar o que nos fez feliz... O coração irá sarar (a seu tempo); é tudo uma questão de dar tempo ao tempo... Realmente mentir, dizendo que amamos sem o sentirmos, não é justo para ninguém. A sinceridade é vital numa relação...A felicidade voltará e a coragem para amar; encontrando alguém que fará o sentimento florir novamente!

Fica bem!

Bjs!

wind disse...

Sabes que se fosses um puto, agarrava em ti e dava-te umas boas palmadas nesse rabiosque. ehehehe
A teimosia tem limites!
(Diz o roto ao nu).
lololol
Irrita-me rever-te em mim e ver que estás a perder tempo da tua vida. Já deves ter percebido isso. Tu e todos os que lêem:)

SalsolaKali disse...

eu não quero nada :)

melhor.
quero apenas que não chova mais, alguém para me limpar um par de botas cheias de barro e para tomar um banho e comer qq coisita por mim, e por aí fora (que eu quero mesmo é dormir) e já agora que a semana passe depressa, que eu quero um fim-de-semana de quatro dias.
e se não for pedir muito, alguém para acompanhar o meu “boss” amanhã de manhã a um evento que não interessa nada a ninguém senão para marcar presença e não ser esquecido (e dá muito jeito levar um lacaio atrás para fazer conversa ou manter conversa por ele, neste caso lacaia) ou entãoalguém que faça a montanha de trabalho que tenho para fazer por mim enquanto estou fora (e eu aproveito e tiro o resto da tarde).

Perguntas-me se eu quero que estejas alegre e sorridente à segunda-feira? Eu querer até queria. Porque não?! Já que é para querer…
Pq o sorriso e a alegria não tem de ter “dia de atendimento” ou dia de “aparecimento” ou aparição, nem devem escolher dia da semana… :)
Mas vá, hoje levas desconto.
Bj

Always disse...

angell,

Bem-vinda a este copo! :

O que disseste é verdade, mas neste caso, o amor não findou, tornou-se um amor impossível porque este amor não tem lugar no mundo dela. No meu, fui arranjando 'espaço' e consegui o mais difícil. Ela desistiu. Fica a história contada neste copo.

Obrigada pelas tuas palavras simpáticas. :)

Bjo

Always disse...

Wind,

LOL... Fizeste-me dar uma enorme gargalhada. O mais giro é que há mesmo quem ache que me comporto como um 'puto reguila', hehehe... faz parte do meu charme! :)

A sério, percebo o que dizes, mas por favor, nada de violência que eu sou adorável! ;)

Bjo

Always disse...

SK,

Tu vê lá! Fiquei a pensar nesta:

'quero alguém (...) para tomar um banho e... um fim-de-semana de quatro dias.

Como estou cansada, li enviesado e fiz associações que não vou aqui explicar... explico-te mais tarde. ;)

Mas pronto, agora que já assimilei correctamente, e como amanhã vais ter daqueles dias que são o custo de seres uma pessoa VIP, vou desejar que, apesar do frete, tudo corra bem... cuidado com os fotógrafos! LOL...

E olha cumpriu-se o teu desejo - apesar de ter sido contactada de 'emergência' (a minha profissão é bem pior do que ser médico) às 23H, já me fartei de rir com a 'emergência'. O quer dizer que comecei mal, mas acabei o dia à gargalhada. Não sei, mas desconfio que afinal a energia positiva que enviaste sempre resultou! :)

E agradeço-te dares-me o desconto hoje. Tenho a vaga impressão que me livrei de um murro no estômago igual ao de 6ª feira só para me poupares porque sabes que tive um dia chato. Seria fatal iniciar a semana com mais 'pancadaria'... :D

Um abraço grande.

Anónimo disse...

LOL
tou a ver...
vês no que dá ler enviesado...?! :)
mas não, era mesmo alguém para fazer isso tudo por mim, excepto o fds de quatro dias que esse não me importo nada de fazer… :)

eu não sou uma pessoa VIP. nada, nada.

ainda bem que vou servindo aqui e ali para alguma coisa :D
a minha "peregrinação" pelas “energias positivas” ultimamente tem sido longa e trabalhosa, mas gratificante. e as “energias positivas” ou “negativas” são intransmissíveis. cada um tem as suas :)
as tuas energias positivas é que começaram a funcionar, a ganhar espaço às negativas :)

ah! nã, nã. eu desta vez estava muito calma. nem pensei sequer em espancar-te. são as minhas energias positivas a ganharem terreno às negativas
LOL
bjo e um bom dia para ti

Always disse...

SK,

Ok, obrigada por me teres poupado a uma tareia. Oxalá tenhas razão e que as minhas 'energias positivas' comecem realmente a ganhar terreno sobre mim...

Bjo